quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A evolução das Redes Sociais



As primeiras redes sociais virtuais surgiram há pouco mais de 10 anos atrás, mais precisamente em 1997 com o lançamento do Sixdegrees. Este site foi o primeiro a possibilitar a criação de um perfil virtual combinado com o registo e publicação de contactos, o que viabilizou a navegação pelas redes sociais alheias. O pioneiro Sixdegrees apesar de inúmeros usuários, não conseguiu a sustentação financeira, o que resultou na interrupção do serviço 3 anos depois.

Embora a partir de 2000 tenham surgido vários serviços de redes sociais, como Live Journal, Asianevenue, Blackplanet, LuinarStorm, Migente, Cyworld, Ryze e Fotolog, aquele que mais se assemelhava as redes sociais como as conhecemos hoje foi o Friendster. o Friendster não suportou o estrondoso crescimento então, como consequência, acabou desiludindo os seus utilizadores na medida em que limitou as funcionalidades do serviço.
Os números das redes sociais são reveladoras da dimensão já alcançada por estes serviços no contexto da Internet. Estima-se que o número de usuários de Internet de todo mundo seja na ordem de 1,6 biliões, destes 80% já usam as redes sociais.
As maiores redes sociais, segundo a Wikipédia, apresentam números impressionantes como 250 milhões de usuários no MySpace, 200 milhões no Facebook, 120 milhões no Windows Live Spaces, 117 milhões no Habbo, 90 milhões no Friendster, 67 milhões no Orkut, entre inúmeros outros.


 

1 comentário: