quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Vantagens e desvantagens

Vantagens e desvantagens do uso de redes sociais 






Entre as vantagens e desvantagens no uso da Internet pode-se perceber um leque de possibilidades oferecidas pela mesma na hora de conduzir os negócios com mais eficiência. Para isso basta parar e olhar as coisas que se fazem hoje e que antes eram impossíveis de se fazer.









Vantagens


- A comunicação com outras pessoas (fazer novos amigos);
- Manter contacto com amigos ou familiares que estão longe;
- Ferramentas importantes para o aumento da visibilidade de uma marca e da credibilidade das empresas;
- Ofertas de emprego.



Em termos profissionais, uma boa rede de contactos cria valor e facilita a vida. As empresas tardam em reconhecer as capacidades ao sua dispôr na web, mas as pessoas que as formam, não. Entre as funcionalidades mais úteis estão:
  
  1.  Divulgação do currículo:  Num mundo de emprego em permanente mudança, com os laços entre empregador e empregado desfeitos pela sobrevalorização do dinheiro à custa do corpo social, uma pessoa consciente está sempre no mercado de trabalho. Quanto mais divulgação tiverem as suas competências, mais facilmente encontrará quem as valorize. Quando se tem um patrão que não nos dá o justo valor, mais pertinente se torna.
  2. Pedido de referências pessoais. A cibercultura assenta nas relações pessoais horizontais, ou peering, quebrando a tradicional relação vertical. A sua opinião sobre os seus colegas é tida em conta. E a dos seus colegas por si também. Construa a sua reputação levando isso em consideração.
  3. Oportunidades de emprego. À medida que mais gente e organizações integram as redes sociais aumentam também as relações de proximidade geográfica e consequentemente crescem as oportunidades de trabalho. Estar bem posicionado nas redes sociais representa uma vantagem sobre quem não está.
  4. Encontro de velhos amigos e colegas. A interoperabilidade entre as diversas redes facilita a tarefa de estar em contacto com conhecidos anteriores. Noutros casos, poderá reencontrar ligações — e as ligações geram riqueza na Web.
  5. Receber propostas de negócios. Em função do seu currículo, da sua capacidade de relacionamento com os outros e da sua disponibilidade, torna-se mais fácil propor-lhe actividades. Que poderá incorporar no seu dia-a-dia na empresa ou — como fazem já milhões de pessoas — funcionar em regime de outsorcing.
  6.   Selecção de especialistas. Os serviços de social networking não têm apenas oferta, lembre-se disso. Também a procura de trabalho e de talento tem neles lugar de relevo. A prática de caça-talentos também se “democratizou” com a web, deixando de estar reservada às elites. Estar nelas significa poder ser escolhido.





Desvantagens



- A exposição das suas preferências e dos seus costumes;
- A exposição das suas fotos;
- Podem utilizar as suas informações pessoais; Um ladrão ou sequestrador pode também se aproveitar das informações pessoais da vítimas;
- Um hacker pode roubar a sua senha e fazer-se passar por essa pessoa e enviar mensagens falsas;
- A circulação de vírus nas redes sociais;
- A utilização das suas fotos para sites mal-intencionados. 
-  Não podemos de deixar de falar, OS VÍCIOS ex: (jogos como; FARMVILLE)





1- Privacidade e segurança
 
As tecnologias tanto dão para o bem, como para o mal. Com as redes sociais não é diferente. Os conteúdos guardados numa rede social podem ser recolhidos por outras entidades e armazenados em formato digital, a longo prazo. Todo o cuidado é pouco. Sempre que pensar que determinada informação não está visível para todos os utilizadores, pense duas vezes. Muitas empresas já entrevistaram candidatos, considerando a possibilidade de contratá-los, mas assim que procuraram o trabalhador na rede social, acabaram por rejeitá-los, devido à informação que recolheram no seu perfil. Se bem que o contrário também pode acontecer. Tenha muito cuidado com o que lá escreve ou insere.

2- Fornecimento de dados
 
As redes sociais têm grande capacidade de armazenamento, não só de informação mas de outros dados secundários, como local de estudo, data de nascimento, relações familiares, etc. Estes dados correm o risco de "passearem" pela Web, podendo ser utilizado em publicidade, ou para venda de outras entidades.

3- Referências ao local de trabalho
 
Algumas empresas não gostam de estar expostas nas redes sócias. Se coloca no seu perfil a empresa onde trabalha, certifique-se de que não está a ir contra a política empresarial. Caso contrário pode ser despedido.

4- Reconhecimento facial
 
Para quem tem mais do que uma rede social, está duplamente exposto. Mesmo que crie uma rede para cada campo, seja pessoal ou profissional, tanto uma como outra estão sempre associadas. Será fácil reconhecê-lo através de uma fotografia sóbrio, de fato e gravata, ou embriagado. Tenha muita atenção às fotografias que agrega ao seu perfil. Mantenha alguma privacidade!

5- Content Based Image Retrieval ( CIBR)
 
O CIBR é um programa que permite descobrir onde determinada fotografia foi tirada. O principal risco desta nova tecnologia é a identificação de lugares onde a pessoa esteve e a localização da própria pessoa. Isto pode gerar situações de perseguição, quer no local onda mora, que no local de trabalho, acabando por prejudicá-lo.

6- Eliminação do perfil
 
Mesmo que um dia queira apagar o seu perfil, não será fácil. Isto porque a informação na internet fica armazenada durante muito tempo, e nunca se sabe por onde passa. Já experimentou colocar o seu nome no Google?




Sem comentários:

Enviar um comentário